07/04/2009

"Branded Content"

Ou Comunicação por Conteúdo, é hoje uma poderosa ferramenta de comunicação.
As grandes marcas estão investindo nesse tipo de mídia, de forma que é difícil sua identificação a primeira vista.

A idéia é fazer com que a marca fique interagindo com o público, fazendo assim, com que esse público passe a consumir seus produtos de uma forma suave, quase que imperceptível, porém induzista. Muitas mídias são tão criativas e inteligentes que o público nem se dá conta que era apenas uma mensagem da marca, ou uma mera propaganda.

Achei esta propaganda no Youtube, que enfatiza bem esse tipo de mídia. Vou deixar a pergunta aberta. É um anúncio do Jaguar, ou um clipe do Sting? O que você prefere? O primeiro ou o segundo, ou quem sabe os dois juntos?

Para finalizar, pesquisei ainda sobre o assunto e encontrei um clássico livro americano “Publicidade + Entretenimento“, do Scott Donadon. É a tradução do livro “Madison & Vine“.
Li alguns comentários e referências ao livro e julgo ser interessante, pois trata diretamente com o “Branded Content”. Vale ressaltar que cada dia me surpreendo mais com a novidades que encontro na internet ou mesmo com meus colegas de trabalho, visto que isso é totalmente desfocado da minha graduação.