Como criar um Plano de Marketing
Um plano de marketing bem projetado faz com que sua empresa alcance o sucesso de forma mais rápida.
Ele pode ajudar a transformar suas metas de negócios em realidade, fornecendo à sua equipe orientações, prazos, táticas acionáveis e muito mais.
Se você nunca fez isso antes, é compreensível que não saiba por onde começar e quais elementos incluir em seu plano.
Neste artigo, você encontrará um guia passo a passo sobre como criar um plano de marketing que funcionará para quase todos os tipos de negócios, inclusive o seu.
O que é um plano de marketing?
Um plano de marketing é um roteiro que ajuda você a definir metas, entender seu público-alvo e otimizar o impacto de suas campanhas.
Em outras palavras, ajuda você a ter uma visão mais clara do que, por que e o como de todas as suas atividades de marketing.
Um bom plano de marketing também auxilia na comunicação da estratégia principal e as diferentes táticas envolvidas para sua equipe, permitindo que você acompanhe o sucesso de suas campanhas.
Um plano de marketing deve idealmente incluir:
- Suas metas de marketing de longo e curto prazo
- Uma descrição do seu público-alvo
- Uma ou mais estratégias e táticas de marketing de alto nível
Se o seu plano for mais detalhado, você também pode considerar incluir:
- Uma visão geral da situação atual do mercado
- Indicadores-chave de desempenho – KPIs
- Qualquer orçamento ou considerações financeiras
- Um cronograma ou roteiro de execução
Geralmente os planos são apresentados em formato PDF, mas você pode ir além e elaborar uma apresentação mais criativa para compartilhar seu plano, como um infográfico ou uma página interativa da Web.
Como um plano de marketing beneficia sua empresa
Ele pode ajudá-lo a entender melhor os objetivos de marketing do seu negócio e como alcançá-los. Mas os benefícios vão além.
Um plano de marketing bem elaborado pode ajudá-lo a:
Entender o seu negócio
A realização de uma pesquisa completa sobre as condições atuais do mercado e onde sua empresa está pode ajudá-lo a identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, bem como novas oportunidades.
Alinhar as metas de marketing com as metas de negócios
Sem um plano, pode ser fácil perder o senso de direção.
Um plano de marketing ajuda a garantir que suas campanhas estejam alinhadas com a visão, missão e objetivos do seu negócio.
Certificar-se de que todos estejam na mesma página
Ter um documento de trabalho do seu marketing torna mais fácil não apenas para sua equipe, mas também para toda a empresa trabalhar em conjunto na direção de um mesmo objetivo.
Manter o foco no que é importante
Um plano de marketing é um lembrete constante de seus objetivos e estratégias, o que evita que você se desvie.
Tomar melhores decisões
Planejar com antecedência pode impedir que você tome decisões precipitadas quando surgem situações difíceis.
Como criar um plano de marketing
Não há uma maneira única de criar um plano de marketing, mas existem alguns componentes-chave que devem ser incluídos em um plano vencedor.
Considere as sugestões abaixo e crie um plano de marketing eficiente.
Comece com um resumo executivo
O resumo executivo geralmente vai no início do seu plano de marketing. É basicamente um breve resumo ou breve visão geral de sua empresa e as principais conclusões de todo o plano.
Você também pode incluir conquistas da empresa e planos futuros do seu negócio.
Lembre-se, seu resumo deve ser conciso e direto ao ponto. Em vez de entediar seus leitores, deve chamar a atenção e deixá-los animados com o resto do plano.
Declare a missão, visão e valores de sua empresa
Antes de abordar o que se refere especificamente ao marketing, é uma boa ideia revisitar os valores, a visão e a missão da sua empresa.
Isso ajuda a colocar todas as informações do seu plano em perspectiva. Ele responde à pergunta de por que você está fazendo o que está fazendo.
Para quem lê seu plano esta seção é importante, pois educa o leitor sobre o objetivo final do seu negócio, deixando claro suas metas de marketing, atividades e planos futuros.
Identifique o mercado e a concorrência
Faça uma pesquisa sólida analisando sua situação atual de mercado, estudando sua concorrência e, o mais importante, analisando os pontos fortes e fracos de sua própria empresa.
Em vez de adicionar uma simples tabela no seu plano, use um SWOT bem projetado para chamar a atenção a sua pesquisa.
A análise SWOT também pode ser utilizada na avaliação da concorrência.
Esta análise é fundamental para o seu sucesso.
Estude seus concorrentes e descubra o que eles estão fazendo, como estão fazendo e se você pode entregar um resultado melhor.
Aqui estão alguns elementos para pesquisar sobre seus concorrentes:
- Sua equipe de marketing e liderança
- Seu crescimento e finanças
- Seus produtos ou serviços mais vendidos
- Suas postagens de blog com melhor desempenho
- Sua estratégia de marketing de vídeo
- Sua estratégia de marketing de mídia social
Defina seu público-alvo
É importante identificar quem é seu comprador ou cliente ideal para que você possa criar estratégias de marketing mais informadas e personalizadas.
Naturalmente, o público-alvo para cada negócio é diferente, ou um mesmo negócio pode ter mais de um tipo de público.
Por exemplo, uma loja de roupas pode estar fazendo produtos para adolescentes e mulheres mais velhas ao mesmo tempo.
Utilizando o gráfico em formato de pizza pode ajudar a identificar qual parte representa sua maior base de clientes para que você possa concentrar maiores esforços nessa área.
Inclua também no seu infográfico os detalhes demográficos, hábitos e objetivos do seu comprador, ou seja, se ele está interessado em opções de aprendizado on-line, como cursos de marketing digital, ou se prefere pessoalmente.
Outra maneira de criar uma persona de cliente é desenhá-la como um currículo. Isso é útil para adicionar mais informações em uma página, sem sobrecarregar o design.
No final, o objetivo de criar uma persona do comprador é organizar e entender melhor as principais informações sobre seu cliente.
O modelo que você vai utilizar não importa, desde que seja o melhor para o seu negócio.
Descreva seus objetivos de marketing
Nesta parte do plano de marketing, você precisa especificar o que pretende alcançar.
Descreva suas metas e objetivos e certifique-se de usar números reais em vez de escrever declarações vagas.
Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar o tráfego do site, mencione o objetivo exato para que você possa acompanhar se alcançou ou não sua meta.
Lembre-se de criar metas SMART para seu plano e estratégia de marketing.
As metas SMART são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado, tornando-se ideal para utilizar como base de referência.
Apresente sua estratégia de marketing
Nesta etapa você deve anotar uma ou mais estratégias que pretende utilizar e o método que será aplicado para alcançá-las.
Certifique-se de incluir:
- O que fazer
- Como fazer
- Os canais a serem usados
Isso é melhor apresentado visualmente para que toda a equipe possa entender cada etapa. Você pode dividir suas atividades e apresentá-las em forma de gráficos ou outro modelo visual que seja mais adequado.
Você também pode apresentar sua estratégia com a ajuda de um roteiro. Ele descreve as táticas envolvidas em sua estratégia geral de marketing e pode ser projetado para se parecer com um gráfico de Gantt.
Um infográfico pode ser adicionado a qualquer uma de suas apresentações e relatórios, tornando-se outra boa opção para apresentar seu plano.
Você pode até compartilhá-lo sozinho com sua equipe de marketing ou outros colegas.
Os mapas mentais também são ótimos para fornecer à sua equipe uma visão geral dos diferentes elementos envolvidos em sua estratégia de marketing.
Tenha em mente que sua estratégia de marketing deve ser acionável e detalhada. Explique cada etapa claramente e não deixe nenhuma informação de fora apenas por causa do design.
Defina seu orçamento de marketing.
Por último, e igualmente importante, detalhe suas considerações de orçamento de marketing em seu plano.
Isso é importante para não perder de vista o aspecto financeiro durante a execução e implementação.