03/11/2010

Como montar um site de Compras Coletivas

Atualmente muita gente nos procura saber como montar um site de compras coletivas impulsionados pela verdadeira febre que tomou conta da Internet brasileira. O entusiasmo é justificável, uma vez que o modelo de negócio é altamente interessante e lucrativo e já faz sucesso a muito tempo nos Estados Unidos. Os caminhos para a criação desses sites não são desconhecidos, mas as ferramentas acessórias para a criação de um site de compra coletiva as vezes são colocadas em segundo plano, comprometendo o desempenho do negócio.

Um site de compra coletiva é muito mais que um sistema

Se você reparar bem, os sites de compras coletivas tem a mesma aparência básica. Existem dois motivos para isso. O primeiro é que em termos de design e usabilidade é essa a formatação que deu certo. O segundo é que os scripts – programas – que geram estes sites já estão prontos e a venda no mercado. Com um investimento inicial de menos de R$15.000 pode-se adquirir um ótimo sistema para um site de compra coletiva. A bem da verdade, um site de compras coletivas pode ser montado até mesmo utilizando-se a plataforma WordPress com um plugin criado especificamente para isso. A questão técnica portanto, não é problema para criação de um site de compras coletivas. Com um treinamento relativamente curso, a equipe encarregada da gestão do site estará plenamente capacitada e apta a gerenciar o dia-a-dia do negócio.

A batalha do marketing digital dos sites de descontos

O segundo ponto a ser abordado pelo empreendedor que deseja criar um site de compras coletivas é a questão da divulgação. O grande diferencial está nas ações de marketing digital que serão implementadas na divulgação das promoções oferecidas pelo site. O email marketing tem papel fundamental nesse tipo de negócio, já que é a forma mais imediata de comunicação com os compradores em potencial. Para conseguir a eficiência nesta área, o ideal é a contratação de um bom serviço de disparo e o treinamento de um colaborador para a administração da base de dados e composição do mailing de forma a não ser excluído ou bloqueado automaticamente pelos sistemas anti-spam dos provedores.
A segunda ação tem como palco as redes sociais e o marketing nas mídias sociais. As mídias sociais tem a “cara” das compras coletivas. São ágeis e frequentadas por pessoas em busca de informações. Uma equipe bem treinada nesta área é fundamental, mesmo que você contrate uma agência para cuidar dessa parte. O monitoramento das ações nas mídias sociais é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões neste mercado. A web análise também desempenha um papel fundamental, já que é através dela que se pode identificar o padrão de comportamento do seu público alvo. As informações fornecidas por ferramentas como o Google Analytics podem ajudar na tomada de decisões como, por exemplo, a determinação de novos mercados a serem abordados.
A terceira ação tem como palco as ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing. O marketing de busca tem um papel importantíssimo no sucesso de um projeto nessa área e como as ações de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca exigem tempo para surtir efeito, o marketing deverá contar também com ações que envolvam links patrocinados.

Conclusão

Se você está pensando em montar um site de compras coletivas, tenha em mente que o marketing terá um fator fundamental neste empreendimento e por isso deve receber tanta atenção quanto a área de sistema. Email marketing, mídias sociais, links patrocinados e blogs farão parte do arsenal de ferramentas que você deverá utilizar para obter uma posição de destaque nesse mercado. Se você está começando a criar o seu site de compras coletivas, dá para cuidar dessa parte do negócio desde já e garantir o sucesso do projeto. Se você já tem um site de compra coletiva, verifique se as suas ações de marketing online estão de acordo com as exigências deste modelo de negócio.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce