29/11/2024

Como vender no Instagram

Como vender no Instagram

Seja um produto físico, digital, ou serviço, o Instagram pode te ajudar a vender mais.

  

No texto a seguir vamos mostrar como uma das redes sociais mais populares do Brasil pode gerar novas oportunidades e impulsionar seu negócio.

 

O Instagram é a 3ª rede social mais usada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do WhatsApp e do YouTube. No início a rede tinha como objetivo apenas oferecer um compilado de fotos, check-ins e planejamento. Mas com o passar do tempo, as configurações da ferramenta foram se atualizando e modernizando. Hoje o Instagram é referência em redes de comunicação, imagem, vídeos e vendas.

 

A rede social mais queridinha, é também uma das que mais geram vendas, independente do segmento, empresa ou autônomo, os lucros obtidos com o Instagram são significativos.

 

Mas não se engane, não é tão simples assim. Já passou o tempo em que vender no Instagram era só publicar e esperar. Com a alta crescente de novos usuários, fica cada vez mais difícil engajar conteúdos de forma orgânica.

 

E essa é a nossa deixa, vamos dar algumas dicas e sugestões de como vender mais no Instagram, canalizando todos os esforços em medidas que darão resultado.

 

Feed

 

O principal recurso do Instagram é o feed, é nele que ficam armazenadas as informações visíveis ao público. Entretanto na hora de vender, o feed não é a ferramenta que mais gera lucro, pois a mesma não permite a inserção de link, isso dificulta o direcionamento do conteúdo. Mesmo que você produza a melhor arte, foto ou vídeo, será sempre necessário um outro recurso caso você queira chamar o cliente para uma tomada de ação.

 

Ainda assim o feed precisa estar sempre atualizado e seguindo o padrão da marca, alinhado com o objetivo proposto. Ele funcionará como um álbum de pesquisa, e as informações que seu cliente encontrar, serão um fator decisivo na hora de fechar negócios.

  

Bio

 

Uma excelente opção para inserir links na plataforma, é usar a bio do seu perfil na rede social. No perfil você pode detalhar mais sobre seu trabalho, e inserir um link clicável, ou um menu de links, usando outras ferramentas disponíveis na internet.

 

Seu perfil no Instagram precisar estar condizente com sua imagem, e transmitir de forma clara e objetiva sua intenção na rede social.

 

A foto que você usa no perfil por exemplo pode impactar diretamente seus novos seguidores. E se engana quem pensa que usar a logo da marca é a alternativa mais assertiva. Se você é uma pessoa influenciadora, sua imagem está atrelada com a imagem da marca, isso pode ser usado a seu favor. Usando seu nome – o nome da marca, você gera valor e relacionamento a sua identidade e a identidade da marca.

 

Essa estratégia funciona muito bem para quem está começando a empreender nas redes sociais.

Levando em consideração que os usuários gostam de se relacionar com pessoas, quando o perfil é somente a logo, elas acabam não dando tanta atenção.

 

Para conseguir essa atenção e também trazer mais credibilidade, você deve usar a ferramenta de perfil profissional. Com essas informações você pode acompanhar em tempo real os resultados de cada post ou de cada story, podendo mudar de estratégia sempre que o resultado obtido não for o desejado.

 

Com o perfil profissional, você ainda pode impulsionar seu conteúdo com anúncios pagos, fazendo com que seu trabalho alcance novos públicos.

 

Comunidade

 

Outra forma de vender no Instagram, é entender que ele é uma rede social, entender que sua principal diretriz é estabelecer uma comunidade. Comunidade de pessoas que te seguem por acreditarem que sua marca vai solucionar dores. Por isso você precisa produzir conteúdo de valor, que solucione os problemas dos seus seguidores.

 

O que mais tem no Instagram, são perfis com inúmeros seguidores, mas pouco engajamento. Isso não é saudável, é preferível ter poucos seguidores, mas que eles estejam alinhados com seu propósito, e engajados com sua marca, replicando seu conteúdo e compartilhando com outras pessoas que tenham os mesmos interesses.

 

Tenha uma estratégia de conteúdo regular nas redes sociais, usando feed, story e reels. Com publicações no feed no mínimo 3 vezes por semana, e stories entre 4 e 5 dias por semana.

 

Reels

 

O reels é a ferramenta que mais entrega conteúdo orgânico no Instagram, os vídeos publicados tem tanto alcance, que podem chegar além de posts impulsionados. Use as ferramentas a seu favor, mescle os conteúdos abordados de forma que seu feed fique rico de informações, intercale posts usando vídeos no reels, enquetes, carrosséis, montagens, entre outros.

A ferramenta de “vídeo normal”, não tem tanto resultado, ela serve como banco de dados no seu perfil, então cuidado ao usá-la, não gaste tanta energia em algo que não irá repercutir.

 

Story

 

Toda a estrutura montada até agora, é para chegar ao gran finale, a ferramenta mais utilizada diariamente pelos usuários do Instagram. O story!

 

O story é a ferramenta de venda mais poderosa, pois a quantidade de visualizações tem um número significativamente maior que o número de curtidas em uma publicação, por exemplo.

 

O ideal é sempre criar um conteúdo no feed, que possa ser remetido também para o story, pois nele você pode inserir um link de compra ou de conteúdo. Direcionando as pessoas ao canal desejado.

Mas cuidado, toda vez que você adiciona um link no story, seu número de visualizações diminui, então use com moderação e estratégia.

 

Uma alternativa segura é chamar seu público através do story, a entrar em contato via direct, uma vez que estejam conversando no direct, você pode enviar um link sem medo.

 

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Caso tenha dúvidas ou sugestões, pode enviar nos comentários, estamos aqui para ajudar.

 

Lembrando que além do Instagram, ter um site próprio é primordial para vender mais e ter mais credibilidade no mundo online.

A Área Local é especialista nesse assunto. Nós colocamos sua marca na internet.

 

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