Fraudes financeiras na internet: saiba como se prevenir
É incrível poder comprar pela internet, mas as fraudes financeiras ainda estão por aí. Pesquisar preços, comprar e receber produtos no conforto da sua casa são possibilidades que só esse universo pode nos proporcionar. Mas, é importante ficar atento.
Abaixo, veja nossas dicas para se prevenir e não cair em fraudes.
No último domingo, o Fantástico exibiu uma pesquisa que aponta que mais de 60 milhões de brasileiros já sofreram algum tipo de fraude financeira na internet.
Dentre eles, os mais comuns são: propaganda enganosa, boleto falso, clonagem de cartão de crédito. Até mesmo uma simples troca de mensagens pelo celular pode virar motivo de dor de cabeça
A pesquisa também analisa o comportamento dos brasileiros perante essas fraudes e mostra que 36% dos que sofreram um golpe do tipo dizem que não tomaram nenhuma ação formal. Apenas 35% conseguiram recuperar todo o valor do golpe.
Confira aqui a matéria na íntegra.
Separamos 5 dicas práticas para você prestar atenção e se prevenir dessas fraudes financeiras. Confira:
5 dicas para se prevenir de fraudes financeiras na internet
1 – Faça uma pesquisa sobre a empresa
Confira os dados comerciais do e-commerce. Os canais de venda online são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal. Desconfie de sites que não seguem essa regra.
2 – Verifique as informações de contato
Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato a loja, tirar dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável o site é e menos provável será de você ser vítima de uma fraude. Alguns sites, inclusive, oferecem chat online pelo qual você pode conversar com um atendente em tempo real.
3 – Verifique se o site possui certificado digital
Os sites que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se a página inicial apresenta essa informação. Além disso, os endereços dos sites devem começar SEMPRE com “https” e não “http”.
Leia agora nosso artigo sobre o certificado SSL e garanta o seu.
4 – Fuja de promoções que parecem fora da realidade
Se um determinado produto está com o preço tão tentador que você quase não consegue deixar de comprar, pare, respire fundo e não compre. Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.
5 – Leia a política do site
Com a LGPD em vigor, todo site precisa ter a página de política de privacidade. Assim, você conhecerá suas medidas de segurança e o funcionamento do sistema de trocas e devolução. Quanto mais seguro você se sentir, melhor será sua experiência compra.