Dia da Internet Segura
7 de fevereiro Dia Internacional da Internet Segura
Sabemos definitivamente que a internet é um ambiente cheio de oportunidades, e indispensável nos dias atuais. Mas é necessário alguns cuidados para não comprometer nossa segurança física e moral. Dessa forma no dia 7 de fevereiro vamos celebrar o Safer Internet Day, Dia Internacional da Internet Segura.
Assim do mesmo modo como no mundo físico existem muitos perigos, no online não é diferente. Todos os dias milhares de pessoas sofrem ataques na internet, que vão desde golpes financeiros, até cyberbullying.
Em 2004 a SAFe (Scaled Agile Framework) criou um plano de ação para uma rede mundial de computadores menos vulneráveis. A União Europeia financiou esse projeto, e a INSAFE, uma rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet, o conduziu. Assim dando inicio ao Dia Internacional da Internet Segura “Safer Internet Day”, presente em mais de 200 países.
Safer Internet Day no Brasil
Desde 2009, essa data tem sido organizada pelo CGI.BR (Comitê Gestor de Internet do Brasil) no Brasil, com o objetivo de informar e estimular as pessoas a usarem a internet com sabedoria e segurança.
Além disso, em 2023 na 15ª edição do Safer Internet Day no Brasil, o CGI.br, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a Safernet Brasil promoverão um evento em São Paulo, para discutir segurança online e novas tecnologias; cidadania e bem-estar digital na educação; novos desafios para a segurança digital, entre outros assuntos.
Para acompanhar esse evento basta acessar o canal no Youtube da Nic.br.
Acima de tudo, cada nova pessoa impactada e envolvida é um potencial multiplicador de uma internet mais positiva. Faça parte dessa ideia!
Algumas maneiras simples para se manter seguro na internet:
- Ter um bom antivírus e mantê-lo atualizado;
- Criar senhas seguras (ideal 14 caracteres com letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números);
- Fazer compras somente em sites seguros (“https”) e no computador pessoal;
- Mudar as senhas a cada 06 meses;
- Nunca usar computadores compartilhados para fazer compras ou pagamentos;
- Limpar a cache do computador;
- Proteger sua rede sem fios com senha segura;
- Não ligar todas as contas entre si;
- Não repetir senhas entre contas.
Lembre-se: é importante que cada individuo cumpra as dicas básicas de segurança, e para as organização cabe cumprir com as regulamentações, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A Área Local apoia essa ideia. Juntos pela segurança online.