Nearables: para você interagir com o que está a sua volta
Já pensou se os aplicativos do seu celular conseguissem ver e entender próximo de que lugares ou objetos você está, e pudessem tomar decisões com base nisso?
Essa é a promessa dos Nearables, produzidos pela Estimote. Eles são pequenos computadores com sensores, que podem ser fixados em locais ou em objetos do dia-a-dia para modificar a forma como interagimos com eles. Dentre um dos exemplos apresentados no vídeo de lançamento, os Nearables seriam capazes de reconhecer que o seu celular ainda está ao lado do seu criado-mudo, perceberiam que o trânsito está complicado, saberiam que você tem um compromisso e poderiam ativar o despertador um pouco mais cedo, para evitar que você perdesse uma reunião.
Outra aplicação prática seria que os Nearables poderiam saber que você pegou um produto em uma loja, permitindo que fosse feita uma oferta customizada, ou até mesmo avisar que você está esquecendo sua bolsa, caso seu smartphone não reconheça o Nearable associado a ela em algum lugar ao redor.
Capazes de reconhecer movimento, temperatura e localização atual, os Nearables são um exemplo de como a internet das coisas pode alterar o nosso comportamento no futuro. Conectando-se à web por intermédio de um dispositivo que os reconhece (como os smartphones ou tablets), cada um desses adesivos inteligentes possui um processador ARM, conectam-se via Bluetooth à outros dispositivos e têm vida útil estimada em aproximadamente um ano.
Os Nearables são uma evolução dos Beacons, produto criados pela mesma empresa há alguns anos para ajudar a inserir a internet em objetos do cotidiano, e se tornam uma opção mais barata para ampliar a capacidade dos gadgets de reconhecer o que há ao nosso redor. A vantagem é que enquanto os Beacons eram pequeninos dispositivos que podiam ser fixados em diversas localidades, os Nearables são ainda menores, discretos e baratos, podem ser grudados em quase qualquer coisa ou local.
Compatíveis com iOS e Android, os Nearables já estão em pré-venda, com entrega prevista para outubro, e custam 99 dólares em um pacote com 10 unidades. A Estimote também oferece um kit de desenvolvimento para que os interessados possam inventar aplicativos que usem os dados e informações obtidas através dos pequenos sensores adesivos. Quem preferir também pode adquirir um Beacon, que tem uma vida útil 3 vezes maior, mas que também é mais caro – um pacote com 3 beacons custa 99 dólares.
Pode ser um interessante jeito de colocar mais internet e conectividade na nossa rotina, e que pode até mudar o jeito como se faz propaganda customizada em lojas físicas. Já pensou conseguir detectar, através dos Nearables, que um cliente já procurou por uma bolsa ou calçado na web, e oferecer a ele um preço promocional?
Fonte: Brainstorm9