27/02/2023

SEO para E-commerce

SEO para E-commerce

Dicas e estratégias de SEO para E-commerce

 

Quer saber como aumentar o ranqueamento do seu E-commerce nas pesquisas do Google, usando dicas e estratégias de SEO?

 

Dessa vez a Área Local está em parceria com a Jet., para mostrar que usando algumas dicas e estratégias, você conseguira impulsionar seu negócio, e vender muito mais.

 

Primeiro, o que é SEO?

 

SEO (Search Engine Optimization), ou em tradução, Otimização dos Mecanismos de Busca, são um conjunto de ferramentas, técnicas e estratégias que auxiliam a estabelecer a ordem do resultado de pesquisa no Google. Ou seja, quando você procura algo na internet, os primeiros resultados a aparecerem são os que tem o melhor SEO.

 

Para quem atua no varejo online, ter a busca orgânica como principal origem de tráfego, seria um sonho. Levando em consideração o valor que custa impulsionar uma marca com midas digitais pagas, ou até mesmo com canais tradicionais de publicidade.

 

Porém os últimos resultados divulgados no relatório da Conversion indicam que hoje o tráfego de busca orgânica representa 27,2% do total de acessos aos e-commerces. Isso significa que enquanto muitas empresas pagam para aparecer em primeiro lugar nas pesquisas, você pode investir em um bom SEO para indexar sua marca no Google, de forma muito mais econômica.

 

 

SEO para E-commerce

 

Como já comentamos acima, o SEO serve para ajudar a melhorar o desempenho do site em serviços de busca. Sabendo que segundo o Google, 75% das pessoas concentram as buscas nos resultados iniciais.

 

A primeira dica, é conhecer e entender as regras empregadas para o ranqueamento. A partir daí, fica mais fácil saber o que fazer para colocar a loja virtual nas primeiras posições do ranking. Só assim sua loja terá chance de receber novos clientes vindos de forma orgânica.

 

As páginas que aparecem nas primeiras posições são as que mais recebem links internos. Por isso cuide das páginas que aparecem no menu, uma vez que elas precisam estabelecer esses links. Outra dica importante para melhorar o desempenho do seu site, é ter uma boa plataforma como base. Certifique-se de que seu e-commerce é SEO Friendly, isso significa que a plataforma usada foi desenvolvida para apresentar uma performance superior nessa área.

 

Um fator relevante para E-commerce é a “autoridade de página”, o que depende de boas estratégias de link bulding. Mas, atenção, evite táticas que não são aceitas, como compra de links, troca de links, guest post etc.

 

É importante que seu site seja responsivo, e se adeque a os diferentes tipos de aparelhos mobile. Já que a maioria das buscas on-line são feitas de aparelhos celulares. Garanta mais autonomia para o usuário, criando alternativas personalizadas para que ele possa fazer o seu próprio caminho no site. Lembre-se que muito além de um visual modernos e autentico, seu e-commerce precisa ser funcional e garantir a usabilidade do site. Um dos principais fatores levados em consideração para um bom ranqueamento, é o tempo de carregamento da página, que deve ficar abaixo de um segundo. Isso vale também para imagens e vídeos.

 

Descrição dos Produtos

 

Além das dicas e cuidados já citados, uma estratégia de SEO para e-commerce, precisa contemplar a parte de descrição dos produtos.

 

  • Nos critérios do Google, ele considera se o conteúdo é original. Então, fique atento na hora de descrever seu produto. Use mais informações do que só o texto que consta nos descritivos do fabricante, por exemplo.
  • Use palavras-chave adequadas para seu produto, pesquise os termos mais buscados para aquela referencia, e use expressões secundárias quando possível.
  • Para melhorar o ranqueamento, é importante que as palavras-chave estejam presentes nos títulos, tanto prinpais como secundários.
  • O SEO não é uma receita pronta, ele precisa de constantes atualizações. É preciso acompanhar as mudanças de critérios do Google e revisar os elementos inseridos nas páginas.

 

Quais as vantagens de SEO para E-commerce?

 

Uma das vantagens das estratégias de SEO é o aumento da lucratividade da loja virtual.

 

Isso acontece porque a busca orgânica, além de ser a opção mais barata para gerar tráfego, traz um público qualificado. Ou seja, quem entrar no seu site, tem realmente algum interesse em adquirir os produtos listados. Assim, mesmo que a venda não aconteça naquele clique, você gerou um relacionamento saudável com um futuro cliente.

 

Falando em relacionamento saudável, estudos apontam que no atual cenário de comercio on-line, as marcas que mais tem chance de crescer e se destacar, são as marcas que tem um bom relacionamento com seu público, que geram compras recorrentes da mesma pessoas.

 

Mas sempre se faz necessários prospectar novos clientes, mesmo sendo mais caro do que manter os clientes já cadastrados no banco de dados. Dessa forma a busca orgânica se destaca justamente por ter um custo mais acessível quando comparado ao investimento necessário, por exemplo, na mídia paga.

 

Trabalhar bem as técnicas e as estratégias de SEO no e-commerce não é uma tarefa fácil, exige estudo e dedicação.

 

É sempre bom ter uma pessoa na equipe que tenha experiencia no assunto, ou alguém disposto a aprender e mudar o resultado do seu negócio.

 

Também existem empresas no mercado, que trabalham diretamente com SEO, e dispõem das ferramentas adequadas para realizar esse tipo de trabalho.

 

Encontre a sua maneira de qualificar sua marca organicamente, e economizar no custo final.