19/03/2009

Uso eficiente do E-mail Marketing

Ferramentas de e-mail marketing são amplamente utilizadas pelas empresas graças as características como baixo custo, alta velocidade de execução e facilidade e rapidez com que os resultados são mensurados.
Para tirar o máximo desta tecnologia é preciso saber como utilizá-la de forma eficiente,  e assim evitar falhas que comprometam os resultados esperados.
Especialistas no assunto identificaram alguns pontos que podem ser evitado, e assim, obter índice de sucesso no envio destes e-mail´s.
Confira as dicas:

  • Não faça spam – Faça suas campanhas somente para contatos que conhecem sua empresa e que, de alguma forma, manifestaram interesse em receber suas mensagens.
  • Permita que seu contato tenha como se descartar da sua lista
  • Cuidado com o nome e endereço do remetente – Devido ao excesso de mensagens indesejadas, muitos usuários evitam abrir e-mails de quem não conhecem. Por isso é imprescindível que você utilize um nome de remetente que seja familiar aos seus contatos. Além disso, é importante que você utilize um endereço válido para retorno das mensagens, permitindo que seus contatos as respondam se desejarem.
  • Atenção especial na criação do assunto da sua mensagem – Um bom texto para o assunto do e-mail deve ser capaz de motivar o usuário a abrir e ler a sua mensagem. Procure apresentar informações de valor sem, no entanto, exagerar com “promoções imperdíveis” ou “produtos gratuitos”, termos rejeitados por alguns sistemas de bloqueio de spam. Evite o excesso de letras maiúsculas, elas dão a impressão de que você está gritando com o leitor, além de aumentar o índice de bloqueios pelos sistemas anti-spam.
  • Crie conteúdo profissional – Seja objetivo. Evite textos longos e cansativos. Se for o caso, insira links para aprofundar o assunto abordado.
  • Evite o uso excessivo de imagens – Excesso de imagens pode serar lentidão na hora de abrir o aqruivo, podendo ainda aparecer de forma retorcida dependendo do tamanho da imagem, da ferramenta utilizada ou até mesmo do equipamento.
  • Personalise suas campanhas

Outra dica (diga-se de passagem, a melhor e mais interessante) diz respeito ao horário em que os e-mail´s deveriam ser enviados.
Consultores afirmam que o melhor horário para enviá-los são depois das 13:00 horas de terça-feira, quando os usuários já esvaziaram suas caixas de e-mail´s vindos do final de semana e segunda-feira, data esta que costuma haver grande fluxo de troca de mensagens, além de ser mais comum as caixas postais estarem repletas de mensagens, enviadas desde o último acesso no dia anterior. Além disso, muitos spammers fazem seus disparos durante a madrugada, quando Internet está menos congestionada.
Outra ocasião para estar repassando email´s de marketing é na quinta-feira pela manhã, nesta ocasião, os usuários já tem boa parte de seus assuntos resolvidos ou solucionados, destinando certo tempo para leitura de novas “propostas”.
Ficam aí algumas dicas (ou soluções!!)..